terça-feira, 18 de março de 2008

Questão de gênero.

" Na mulher tudo é um enigma e tudo tem uma só solução: a prenhez. O homem é para a mulher um meio; o fim é sempre o filho. [...] O verdadeiro homem quer duas coisas: o perigo e o divertimento. Por isso quer a mulher, que é o brinquedo mais perigoso.
[...] O guerreiro não gosta de frutos doces demais. Por isso a mulher lhe agrada: a mulher mais doce tem sempre seu quê de amargo.
A mulher compreende melhor do que os homens as crianças: mas o homem é mais infantil que a mulher.

[...] Tema o homem a mulher, quando a mulher odeia: porque, no fundo, o homem é simplesmente mau; mas a mulher é perversa."
(NIETZSCHE, Friedrich - Assim Falou Zaratustra, 1885)


Homens e mulheres são diferentes, como todos sabemos. Ainda assim há quem diga que somos iguais, independente do nosso gênero. Não somos.
Além das diferenças na estrutura física nossos cérebros também se diferem. Agimos de formas diferentes, temos a percepção diferente, nos importamos com coisas diferentes.
Há ainda quem diga que homens são "superiores" as mulheres. Em muitos lugares são tratados de formas distintas. Por séculos as mulheres foram tratadas com inferioridade pelos homens, que as subestimavam, e muitas acreditavam nessa inferioridade. Com uma sociedade completamente machista as mulheres eram criadas com uma educação que dizia que nasceram apenas para casar, cuidar dos filhos e de casa e satisfazer as vontades do marido. Poucas são as mulheres que tiveram seus nomes lembrados em livros de História ou alguma ciência natural. Duas das poucas que me vem em mente são Joana d'Arc, heroina da Guerra do Cem Anos que foi queimada viva e Marie Curie, uma polonesa que chegou a ganhar dois prêmios Nobel (um deles dividido com Becquebel e seu marido Pierre) por descobertas no campo da radioatividade e dos elementos químicos rádio e polônio. Além disso as mulheres não eram tratadas como cidadãs. O direito do voto feminino foi uma enorme conquista, ainda que tardia (no Brasil, no ano de 1932, com o governo de Getúlio Vargas).
O feminismo luta para a igualdade entre homens e mulheres. Ao longo dos séculos muitos direitos foram alcançados pelas mulheres. Mas ainda há quem trate homens e mulheres diferentes em pequenas coisas, inclusive as próprias mulheres. Acredito que com o tempo essa diferença de tratamento continuara diminuindo até se estabeler uma real equidade entre homes e mulheres.

8 comentários:

Unknown disse...

Ahh, eu não acredito que os homens são melhores que as mulheres nunca!
Afff...esse vermes peçonhentos...tu acha???
Nunca!
xD~

:***********

Tuku Moura disse...

Ta fazendo oq no Blog mulé! Jah pra cozinha!!


=)

Te Amo viu..

=**********

Anônimo disse...

sinceramente véia, acho q nao vou ficar viva pra ver essa equididade, infelizmente =/.

mas oq fico puta, eh q a maioria das mulheres tb sao machistas. se elas nao fossem, ia ser bem mais facil, mas nao, elas tem de ser frescas ¬¬.

sim, pode procurar aí uma filósofa fodona, chamada Hannah Arendt ;D a mulé é o bixo.

e o nitchi é leso. hunf.

Anônimo disse...

ah sim, valeu o comentario lá no meu coiso! :)

Anônimo disse...

Homens são melhores que as mulheres, assim como mulheres são melhores que os homens.

Unknown disse...

Mas voces mulheres sao as mais machistas de todos! Relaxaram nas facilidades do jeitinho feminino e agora querem liberdadade da preguissa!?

Pior que isso só a barbeiragem com os carros viu!

Alan disse...

Mulher que curte Nietzche só pode ser mulher de malandro.

Nathália disse...

Gentxee, que lindo vc blogando! Amei!