sábado, 8 de março de 2008

O amigo.

"Eu e Mim estão sempre em conversações incessantes. Como se poderia suportar isto se não houvesse um amigo? Para o solitário o amigo é sempre o terceiro; terceiro é a válvula que impede a conversação dos outros dois se abismarem nas profundidades. [...] Haja camaragem. Haja amizade". (NIETZCHE, Friedrich - Assim Falou Zaratustra, 1885)


É no mínimo estranho como duas pessoas que nunca se viram antes conseguem criar laços a longo prazo a partir de situações cotidianas. Da mesma forma que nessas mesmas situações acontece de não criarmos nenhuma ligação com outro tanto de pessoas. O que nos leva a se aproximar ou não de algumas pessoas?
Para quem acredita em destino essa aproximação é bem fácil de explicar. Mas eu não acredito. Não há argumento que me faça acreditar.
Seria então o acaso a semente da amizade. Regado de que? Coisas em comum, simpatia e honestidade... Ela cresce com a mesma proporção da confiança depositada no outro. A lealdade, a confiança e o amor são essenciais para para manter essa amizade.
Da mesma forma que essa amizade chega ela se vai. Se surge desconfiança tudo que essa amizade representou pode ser esquecido. Talvez as duas pessoas se dêem outra chance mas haverá um ressentimento então talvez essa amizade nunca mais seja a mesma.
Mas como um amigo nos é essencial. Alguém a quem podemos contar nossos segredos mais obscuros. Ou só conversar potoca, pedir conselhos, disseminar nossas ideias mais ridículas tendo a certeza que, mesmo que ele lhe prometa não rir, ele irá ficar as gargalhadas. Isso nos faz uma falta enorme. Como é bom sentir esse afeto.
Mesmo com a distância uma amizade pode se manter intacta. Pode se passar anos sem ao menos falar com o amigo mas num reencontro se descobre que amizade ainda é a mesma.
Só se percebe toda a importância da amizade quando se sente solidão. Estar só, não dividir-se com alguém. A falta de um abraço.

10 comentários:

crap disse...

"mulheres vem e vão. amizade é para sempre."

não há ex amigos.

Luminosidade. disse...

pode crer, bebel...
saudades dos nossos tempos de se ver todos os dias...
;~
e eu acredito em destino!
heueuhahhuaheuhuahe...
:**********

Unknown disse...

Eu acho tão importante amigos.Na minha vida eles são essenciais!
=D
Mas eu acredito que a distância fode tudo! de verdade.
Pelo menos comigo sempre foi assim...sempre estraga um pouco de tudo
é chato isso
:/
Eu tenho um cemitério de ex-amigos mortos...
e eu acredito sim que amigos podem ser ex amigos...
é triste, mas as amizades são para serem superadas, eu acredito muito nisso, do ponto de vista em que as coisas de ruim acontecem e estamos aqui ainda de pé!
Serem superadas, para que sempre existam!
Esse assunto me deixa triste...eu ando me sentindo muito sozinha no mundo...muito num lugar que não é o meu...
sem tristezas...dhusahdhsaidas

=************

Tuku Moura disse...

=/ "quem podemos contar nossos segredos mais obscuros. Ou só conversar potoca..."

Foda...

segue vida neh... tomara q voltemos a normalidade de antigamente..


=*********** Te amo!

Juliana dos Anjos disse...

Bebel, que lindo! Também tens blog. :) Adorei seu texto e concordo contigo... Não acredito em destino!
Tá nos meus favoritos você já!
Beijo, linda. :*

Juliana dos Anjos disse...

Ah, e leia Clarice. É muito bom! :D

Unknown disse...

Minha irmãnzinha querida, vc é realmente muito inteligente. Impressionei-me! Tão culta, tão madura, tão filósofa! Lindo, lindo, lindo!!!! Sou sua fã!!! Beijões!

TIAGO disse...

poxa...

filosofa

Anônimo disse...

bebeeel
que legal! vc escreve bem legal!
gostei do troço aqui :) amizades sao o que há de mais importante, realmente. e tb acho muito escroto como elas simplesmente acontecem... com pessoas q a pessoa antes nem sabia da existencia.

Anônimo disse...

eu sinto falta de abraços, e só o q eh bom nisso é saber q os abraços são exatamente os mesmos qnd eu reencontro os que me fazem sentir falta de abraços...

ainda n tinha vindo aqui bebel, o blog tá massa =DD

beejoo!
=***