sábado, 1 de março de 2008

O indivíduo.

"Os criadores num princípio foram povos, e só mais tarde indivíduos. Na verdade os indivíduos constituem a mais recente das criações". (NIETZCHE, Friedrich - Assim Falou Zaratustra, 1885)


Inicialmente não se conhecia o real significado do termo indivíduo. Apenas se conhecia o homem que após o convívio social tornou-se o ser humano. A noção de "indivíduo" foi criada após a idade média, quando o ser humano descobriu o seu papel e função social. Nessa época o homem não tinha privacidade alguma e as pessoas conviviam de uma forma bastante "indiscreta". Não muito diferente do que é hoje. A diferença é que hoje as pessoas apenas tentam mostrar descrição. Outro fator diferencial é que não havia necessidade de paparazzi algum para descobrir quem "traçou" quem na vizinhança.
Anteriormente o ser humano vivia numa coletividade numerosa. As pessoas não tinha identidade social, apenas cultural. Não havia diferença entre pessoas de um mesmo grupo. Elas apenas se diferenciavam de outros povos ou castas sociais da cultura a que pertenciam.
Para pode ser denominado de ser indivíduo o ser humano precisou criar sua identidade e conseguir ter sua identidade. Hoje o consumismo e a alienação deixa um pouco a desejar quanto a identidade social. A mídia tenta criar um padrão de estética e comportamento, consequentemente as pessoas perdem um pouco de sua identidade.
O homem deve ser livre, independente, autônomo e ter consciência de si para poder ser um indivíduo. O individualismo exprime justamente a liberdade de um indivíduo frente a um grupo. Ele se opõe a toda forma de autoridade e é o contrário de coletivismo. Uma forma de expressar isso é com um blog, espero que gostem e comente essa minha investida.

Beijos cafeinados.

7 comentários:

Unknown disse...

Tbm acho uma forma de liberdade essa diferenciação de cada um...Pena que como vc citou, as pessoas percam isso cada vez mais.O ser humano deve evoluir e mesmo assim tem gente que insiste em dar passos pra trás. Eu uero andar para frente...que o blog cresça!
Eu adorei a sua idéia...vai ser bom pra vc escrever! Te garanto!
=********

Tuku Moura disse...

A menina mais linda tem um blog lindo!

adorei o texto amora, continua escrevendo... Evoluir sempre..

=*********

TIAGO disse...

esse café é descafeinado? pq eu só gosto de capucchino
¬¬"

abraço minha linda

te amu

bjs

Luminosidade. disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
bebeeeeeel! que lindo seu blog!
x)
é, aproveitei...
mas eu queria mais!
;~
mas é assim mesmo!
beijooooooooooooo!

Taísa Barros da Rocha disse...

uhuuu
agora bebel tem blog!!
foi legal a ideia bextona, vou ta sempre aqui dando uma olhadinha nas atualizações
;)

crap disse...

bom bom. bom começo.
cuidado com o português.
ele às vezes pede uma ou outrra concordância.

Anônimo disse...

é irônico como o homem inicialmente no seu estado de selvagem nao tinha identidade, e agora com todas as suas pretensões futurísticas e complexas também perde sua identidade por causa da robotização, da mídia e tudo o mais.